A XTZ 125 da Yamaha é uma motocicleta com a proposta de ser uma moto on/off road, ou seja, para uso tanto no asfalto como em terra.
Ela pode ser encontrada tanto na versão "E" que é com partida elétrica e na versão "K" que é com partida a pedal.
Possui ótima ciclista e boa motorização para sua proposta chegando a pesar em torno de 104Kg (seco).
Seu combustível é gasolina sendo que o fabricante recomenda que seja usada apenas gasolina aditivada, seu tanque de combustível tem capacidade para 10,6 litros, sendo que destes, 1 litro é para reserva.
Devido a sua proposta, ela tem uma relação (conjunto que compreende pinhão, corrente e coroa) que prioriza arranque o que faz com que ela perca em velocidade final. Devido a este fator, mesmo ela tendo o mesmo motor que a Yamaha YBR 125 ela tem uma velocidade final inferior.
Entretanto, por este fato da diferença da relação, ela leva vantagem no quesito economia já que precisa forçar menos o motor para colocar a motocicleta em movimento.
Há relatos de que ao se andar com a XTZ 125 em uma velocidade de cruzeiro em torno de 80Km/h é possível que ela faça uma média de 42km por litro de combustível.
A partir de 2009 a Yamaha inovou as motos XTZ e YBR 125 com uma motorização diferente, continua tendo 125cc entretanto, tem um carburador eletronico que permite maior economia, respostas mais rápidas e menor emissão de poluentes. Com tais mudanças a moto perdeu alguns cavalos de potencia, mas estes são quase imperceptiveis para quem pilota. Outras mudanças que ocorreram foram com os desenhos dos adesivos, com o farol e a carenagem do farol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário